Empreender não é fácil, especialmente por não termos a educação financeira desde os tempos da escola. Mas podemos aprender com as experiências dos outros de forma a evitar erros que acarretem prejuízos financeiros no momento conturbado que é o início de um novo empreendimento. Por isso, hoje nós trouxemos dicas que fizeram toda a diferença no nosso negócio.
1) Separe sua conta pessoal da profissional: misturar o dinheiro nunca é uma boa solução! Você não sabe de onde vem, para onde foi ou para onde deveria ir. Separando direitinho, o controle financeiro é muito mais eficiente e te permite analisar como o seu negócio está indo e se as mudanças feitas estão sendo eficientes ou não.
2) Guarde uma porcentagem para investir: nem sempre é possível adquirir uma grande soma para investimento inicial e por isso, as melhorias e compras de materiais, cursos e afins são feitas após o início do empreendimento. Mas para que isso ocorra, uma parte do lucro deve ser poupada para esse objetivo. Cabe a você identificar qual é a porcentagem ideal que te permita investir no seu negócio, mas também pagar aqueles outros boletinhos de praxe, ou investir na bolsa, reformar a casa, comprar um carro... ou seja, que impulsione a sua qualidade de vida (é para isso que trabalhamos, né?)
3) Conheça o seu negócio: ao entender nos míiiiiinimos detalhes qual o valor de custo do seu produto ou serviço, o planejamento financeiro se torna muito mais fácil e eficiente. Então pegue a sua calculadora e vamos aos cálculos.
Conteúdo parceria Olennita + Perle Imparfaite