Causas Ambientais
É, eu sei que não é simples estar 100% alinhado com as causas ambientais quando nos referimos aos nossos produtos. Ou o mercado ainda não oferece alternativas adequadas, ou os produtos disponíveis possuem valores mais altos e que não refletem as condições financeiras de seus clientes. No entanto, qualquer mudança, ainda que mínima, já é válida. Busque produtos que não testem em animais, que reciclem/reutilizem matérias-primas, ou reduza desperdícios de sua própria produção... as possibilidades são incontáveis. Se cada empreendimento der apena um passo, as repercussões em um contexto maior são gigantescas.
Causas Políticas
Vamos de falar o óbvio: já não existe mais espaço para a reprodução de práticas racistas, machistas, xenofóbicas, homofóbicas, etc etc etc. E nossas marcas devem ser espelho dessa mudança. Leia, se informe, informe seus clientes e público e mais importante: PRATIQUE A MUDANÇA. Dê visibilidade e oportunidade àqueles que por muito tempo foram silenciados e tiveram suas oportunidades minimizadas.
Empodere essas pessoas.
A confiança é fator essencial na relação marca e clientela. Se suas ações não condizem com suas palavras, certamente seu empreendimento está ameaçado. Se a sua marca errou em algum ponto, ou tem algum tipo de limitação, não esconda ou mascare. Expectativas são criadas a respeito do seu produto/serviço ou posicionamento e a frustração de a realidade não condizer com a promessa é bem mais prejudicial para seu negócio, ainda mais em uma época onde as reclamações são acessíveis a todos no mundo virtual.